Ah, o verão... as férias... a pausa. Momentos de descanso, de recarga, de nutrição... de aproveitar o máximo do tempo para fazer o que mais gostamos. De aprender algo que possa enriquecer nossa prática pedagógica e, claro, nossas vidas.
Em nossa proposta, você tem duas opções:
fazer um ou mais cursos livres
fazer cursos ligados ao programa de formação Didática de Línguas (um programa extenso que é descrito,
aqui) de forma "express".
Você também pode fazer os cursos ligados a esse programa mais longo de modo experimental.
No caso, seu certificado é diferente, mas, caso decida posteriormente fazer tal especialização, contará como horas regulares.
Veja só o que preparamos para você.
Em nossa proposta, você tem duas opções:
fazer um ou mais cursos livres
fazer cursos ligados ao programa de formação Didática de Línguas (um programa extenso que é descrito,
aqui) de forma "express".
Você também pode fazer os cursos ligados a esse programa mais longo de modo experimental.
No caso, seu certificado é diferente, mas, caso decida posteriormente fazer tal especialização, contará como horas regulares.
Veja só o que preparamos para você.
Saiba Mais
Saiba Mais
Saiba Mais
Saiba Mais
Saiba Mais
Saiba Mais
Saiba Mais
Vejam quem são os coordenadores
Ana Lúcia de Souza Freitas é pesquisadora sobre a obra de Paulo Freire, constituindo-a professora e pesquisadora do campo da Pedagogia Crítica. Atuou como professora alfabetizadora, supervisora escolar e assessora pedagógica na rede municipal de Porto Alegre; e foi professora no Ensino Superior em diversas instituições como a UNILASALLE, PUCRS, FURG e Unisinos. Atualmente é pesquisadora visitante da UNIPAMPA, onde segue reinventando o pensamento de Paulo Freire na formação de professores e gestores. É autora dos livros Pedagogia da Conscientização - um legado de Paulo Freire na formação de professores (2001) e Leituras de Paulo Freire - uma trilogia de referências (2014) e co-autora de A gestão da aula universitária na PUCRS (2008) e Paulo Freire em diálogo com outros(as) autores(as) (2013), entre outros. Atualmente vive um "ano sabático" na cidade de luz, Paris, e dedica-se a seu lançamento próximo, gestado por meio das cartas pedagógicas.
|
Felicia Jennings-Winterle é doutoranda em Didática e Currículo na Universidade de Aveiro e desde 2009 dedica-se ao ensino do português como língua de herança (PLH) através de diversas ações. Foi diretora da primeira pré-escola brasileira nos EUA, entre 2009-2014, desenvolvendo material didático e filosofia específicos ao ensino do PLH por meio de sua experiência. Em 2014 organizou uma publicação pioneira sobre o PLH reunindo o trabalho de 14 mulheres (você encontra todas as suas publicações, aqui). É criadora do Dia do Português Língua de Herança (que teve sua comemoração inaugural dia 16 de maio de 2014) e da Conferência Mundial sobre o Ensino, Manutenção e Promoção do PLH que promoverá sua 7a edição em 2021. Também desde 2014, desenvolve conteúdo e discussões exclusivas para o Programa de Formação Didática do Português Língua de Herança que a Plurall by BEM oferece.
|
Graziela Naclério Forte é Pós-doutora pela Unesp-Marília (2017), doutora pela Unicamp (2014) e mestra pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência de quase 20 anos na área de Português como Língua Estrangeira (PLE) e Português como Segunda Língua (L2), ministrando cursos presenciais, in company, on-line, individual ou em grupo, do nível básico ao avançado (atualização gramatical, manutenção ou preparatório para o exame de proficiência Celpe-Bras). Autora dos livros "Celpe-Bras sem Segredos" (HUB Editorial, 2011) e “Gramática sem Segredos” (EditoraGNF, 2020) além de diversos artigos publicados em revistas especializadas.
|
Lucila Yamashita é sócio-fundadora do Grupo Sou Brasil e do Projeto Pipoca - língua portuguesa e cultura brasileira para crianças. Formada em Letras Espanhol / Português pela Universidade de São Paulo (2003) e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Leciona Português como Língua Estrangeira (PLE) desde 2006, tendo como público adultos, jovens e crianças. Possui experiência como coordenadora e professora de curso de PLE no Japão (2006-2008) e como professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Secretaria do Estado da Educação de São Paulo (2011-2013) e do Ensino Médio Técnico pelo Centro Paula Souza (2015-2017).
|
Tiganá Macedo educador, músico e pesquisador da história do samba. Participa ativamente de projetos sociais, como educador. Ministrou o curso "A Filosofia do Samba" no coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, desenvolvendo os estudos de batucada, audições dos sambas e suas reflexões sobre a música negra brasileira. Participou do projeto Batuque Pery no "Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida", desenvolvendo estudos e promovendo reflexão sobre as questões sociais abordadas nas letras dos sambas e sua história. Idealizou e atua no projeto Alma do Ritmo, que tem como proposta política, educacional e social estudar a história do samba para crianças e jovens de escolas públicas e comunidades periféricas.
Como músico acompanhou nomes importantes da música brasileira como Zeca Pagodinho, Wilson Moreira, Jair Rodrigues, Altamiro Carrilho entre outros. Atualmente está cursando Licenciatura em Música, pela Faculdade UniSant’Anna. |