Plurall by BeM
  • Home
  • Loja
  • Professores
  • Quem somos
    • Equipe
    • Mentoria
    • Notícias
  • Editora BEM
    • Leia aqui mesmo
    • Editora BEM - Catálogo
  • In English
Picture
Picture
Picture
Línguas de herança (LH) são objeto de estudos da Didática de Línguas (DL), que define-as como aquelas transmitidas intergeracionalmente em um espaço sociocultural onde outra(s) é(são) dominante(s). Seu uso é portanto, limitado a contextos familiares e pequenas comunidades de imigrantes. Seu ensino, promoção e manutenção é realizado em grande parte em espaços informais por indivíduos com pouca ou nenhuma formação específica.

​O campo de estudos e práticas do Português como Língua de Herança vem se consolidando nos últimos dez anos. Sabe-se contudo, que práticas educativo culturais têm sido oferecidas há muito mais tempo. Por meio de diferentes propostas e atividades, indivíduos imigrantes posicionam-se como educadores de língua portuguesa em várias partes do mundo, transmitindo uma identidade-cultura-língua como legado para gerações que nascem e crescem no exterior. A essa prática dá-se o nome de ensino, promoção e manutenção do português como língua de herança.

Desde 2014 a organização cultural Brasil em Mente oferece de maneira pioneira um programa de formação especificamente voltado à capacitação e profissionalização daqueles que dispõem-se a ensinar o português como língua de herança (PLH). O programa foi premiado em 2016 pela American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) por sua excelência e pioneirismo e por ele já passaram educadores dos Estados Unidos, México, Canadá, Alemanha, Espanha, Japão e muitos outros países.



Picture
Nesta formação fundamental propõem-se capacitar e ampliar a experiência daqueles que trabalham (ou desejam trabalhar) com o PLH em um contexto familiar, comunitário, ou mesmo escolar (tendo em vista o crescente número de escolas bilíngues que ensinam a Língua Portuguesa), e apresentar esse campo de estudos e práticas àqueles que pesquisam essa especialidade da Didática de Línguas. 
​

Garantir a formação fundamental do educador que vai estar a frente de crianças, adolescentes e jovens que têm a língua portuguesa como herança desde a introdução de conceitos da Linguística Aplicada e de Estudos Culturais, até o desenvolvimento teórico e prático de uma base pedagógica-cultural sólida, incluindo metodologias atualizadas da Didática de Línguas é a essência dessa formação.

​
Picture
A formação é desenvolvida de forma online por meio de videoaulas, discussões em fórum e encontros virtuais. Se consecutivamente, cada semana o participante deverá investir uma média de 3h semanais para as leituras e reflexões (no dia e hora que quiser) e compartilhar suas impressões com os demais participantes na plataforma do curso. São realizados também encontros virtuais ao vivo ao final de cada fase, por meio dos quais os participantes podem discutir o que foi apresentado em tempo real.

Ao final das duas fases, o participante é submetido a uma avaliação escrita e tem 90 dias para escrever um trabalho escrito. Ao concluir o curso - o que inclui completar todas as tarefas em tempo determinado pela coordenação com participação satisfatória - o educador recebe um certificado de 150h de aperfeiçoamento profissional.


O programa mudou. A entrada é imediata.
O desenvolvimento é a seu tempo (self-paced).
​

​

Picture
O material é dividido em 2 fases:

     1. Prioridades            (apropriação conceitual) e
     2. Preparo e Prática (criação e análise de práticas educativas são analisadas, bem
                                          como currículo e 
 material didático são criados).

​
Na primeira fase são abordados temas fundamentais como
 - o que é a uma língua de herança (LH);
 - perfis dos falantes de herança (FLH);
 - conceitos sobre Linguística Aplicada (entre eles, a diferença entre língua, linguagem e comunicação; desenvolvimento da fala, etc);
 - conceitos sobre Estudos Culturais (o que é cultura, o que é identidade, quais são processos de adaptação cultural pelos quais nós, professores, e nossos alunos passam, etc)
 - introdução à Didática de Línguas.

Na segunda fase são abordados temas como
 - alfabetização bilíngue;
 - propostas interculturais para o ensino do PLH;
 - como desenvolver um currículo e um planos de aula;
 - análise e criação de material didático. 



Em toda participação você recebe feedback da coordenação e, em algumas, de colegas.

Estima-se que a carga horária deste programa seja de
           32h de leituras e atividades assíncronas na plataforma +
           36h de encontros virtuais (aulas expositivas e discussão
           12h para a preparação do TCC (opcional)
            Somando um total de 80h.
Picture
Picture
Picture
Proudly powered by Weebly