O conteúdo deste livro é todo exclusivo - não só a metodologia dele é inovadora e toda desenvolvida a partir da prática com filhos de brasileiros residentes no exterior, mas também as histórias e as canções são todas inéditas. Título: Ciranda Cirandinhas Vamos Todos Ler e Escrever (Também) Autor: Felicia Jennings-Winterle ISBN: 978-1502708229 |
O volume preparatório, indicado para crianças a partir de 4 anos, é dividido em três partes: consciência corporal, observação espacial e símbolos e sons. A base do livro é a lúdicidade e através do viés das artes e do incentivo à curiosidade, a criança vai descobrindo que as letras e os números estão em toda a parte, enquanto fortalece os músculos envolvidos na escrita, desenvolve a coordenação motora e visual e, acima de tudo, constrói e amplia o vocabulário em sua língua de herança.
E como isso é possível? Brincando, cantando e falando pelos cotovelos.
Lápis, borracha e papel pautado não fazem parte dessa proposta.
"Este livro tem todas as qualidades que um pai/mãe ou educador(a) poderia desejar: É embasado em evidência científica sobre formas de aprendizagem e mais especificamente, aprendizado bilíngue, usa uma abordagem cognitiva e multi-sensorial para o ensino de conceitos básicos essenciais ao desenvolvimento da leitura e produção escrita, e além de tudo, é extremamente lúdico, com uma diagramação interessante para a criança. Além disso, o método respeita a inteligência da criança ao abordar conteúdos adequados para a etapa do desenvolvimento (idade escolar) de maneira simples, mas profunda, e ao explorar de maneira integrada temas do cotidiano como sinais de trânsito, natureza e outros conteúdos do universo social, tudo isso com o foco na aprendizagem da língua portuguesa. Como mãe de duas crianças em idade escolar, e como pesquisadora do desenvolvimento infantil e terapeuta ocupacional, recomendo muito este material, principalmente para pais e educadores vivendo no exterior e que gostariam de oferecer aos seus filhos um aprendizado sólido da língua portuguesa não só falada, mas também escrita" .
(Keiko Shikako-Thomas, PhD, TO, Professora e pesquisadora na Universidade McGill, Canada)
(Keiko Shikako-Thomas, PhD, TO, Professora e pesquisadora na Universidade McGill, Canada)