Com vocês, as formandas...
Ana Cristina Coura é formada em Psicologia pela UFMG e em Magistério Superior, com especialização em Arte Educação pela PUC-MG. Tem quase 20 anos de experiência como professora do ensino infantil, trabalhando com crianças entre 2 e 7 anos de idade. Também trabalhou como psicóloga infantil e facilitadora em oficinas de arte para crianças entre 5 e 10 anos de idade. Atua como professora de português como língua de herança em uma iniciativa privada e como contadora de histórias em uma biblioteca pública na cidade de Montclair, em New Jersey, EUA.
|
Annete Baldi é co-fundadora - com suas irmãs Beth e Neca - da Escola Projeto (1988) e da Editora Projeto (1992), ambas de Porto Alegre/RS. Após alguns anos funcionando no mesmo espaço, hoje as empresas são independentes. Na Escola, além de ter sido "mãe de aluno" por 9 anos, permanece realizando assessoria para a equipe de coordenadores e professores na área da literatura. Graduou-se em Letras na UFRGS e fez Mestrado em Teoria da Literatura na PUCRS. Há 28 anos trabalha como editora de literatura infantojuvenil, além de administrar a empresa.Desde 2015, é também Líder de Conteúdo da plataforma de leitura digital Elefante Letrado. Publicou em 2019 um livro para educadores e mediadores de leitura Metalinguagem na Literatura Infantil.
|
Bia Borinn é atriz e apresentadora formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo - USP. Deu aulas de teatro em escolas particulares e públicas, além de atuar em programas de TV, filmes, comerciais e peças de teatro. Ensina português como língua de herança desde 2016 e é idealizadora da iniciativa Brazilian Play and Learn em Los Angeles juntamente com Mariana Leite. Além disso, é criadora e produtora do Podcast para crianças "História de Boca", presente em 58 países.
|
Cassiana da Silva Joaquim é formada em Comunicação Social, jornalismo, pela Universidade Gama Filho (RJ). É promotora cultural e coordenadora executiva da BEM na Europa; idealizadora da iniciativa Ítalo-brasileirinhos, que promove encontros em português, em Roma; e autora do guia bilíngue para pais e educadores, Dedinho de Prosa, da editora BEM. Atualmente é Presidente da Associação Bambinopolis, uma associação que oferece atividades presenciais e online esportivas, educacionais e culturais para toda a família.
|
Elaine Metzker é graduada em Letras Português/Inglês/Literatura pela UNIVALE, MG. Tem pós-graduação em ensino/aprendizagem de língua estrangeira pela UFMG e cumpriu diversos treinamentos de professores pela Oxford Teacher Academy. Trabalhou como professora em escolas públicas e particulares no Brasil e nos Estados Unidos e, atualmente, atua no departamento multilíngue do Somerville Family Learning Collaborative, como intérprete /tradutora.
|
Gabriela Nogueira Eckersdorff é fundadora da A-Zbra Portuguese for Life, uma organização que promove o Português como Língua de Herança. Atua também como Educadora Líder e dá aulas de português, particulares e em grupos, para diferentes faixas etárias. Trabalha na escola pública Gator Run Elementary, em Weston, Flórida, EUA é tutora bilíngue. Guia crianças recém-chegadas aos Estados Unidos que estão em processo de adaptação ao Sistema Americano por meio de aulas e de consultoria para os pais.
É formada em Comunicação Social na ESPM-SP e possuo MBA em Gestão Empresarial pela BSP-SP. No Brasil, trabalhei em grandes empresas, bancos e agências de publicidade por mais de 15 anos. |
Luzia Tanaka é arte educadora, pedagoga e faz pós gradução em Bilinguismo. Vive no Japão há mais de 24 anos e trabalha em escolas japonesas dando suporte na língua japonesa e portuguesa para crianças brasileiras. Se dedica aos estudos sobre PLH e dá aulas para crianças e jovens nesse contexto. Coordena o Projeto Construir ARTEL, Osaka/Japão, uma iniciativa de Português como Língua de Herança, fundada em 8/9/2008.
|
Luzimeire Lima da Silva é graduada em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS e é mestra em Língua e Literatura Espanhola e Hispano Americana pela Universidade de São Paulo – USP. Possui certificado de Língua Italiana - PLIDA-C1 pela Società Dante Alighieri-Roma e é inscrita no Tribunal Penal de Roma como Consulente (Tradutora Juramentada e Intérprete)
|
Mariana Leite é formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo - USP tendo realizado diversos trabalhos, incluindo dublagem, teatro, educação cênica e como atriz. É professora de português como língua de herança e idealizadora da iniciativa Brazilian Play and Learn em Los Angeles, EUA, juntamente com Bia Borinn.
|
Michele Fernanda Zucolota Pechlof é mestre em Educação, com ênfase em Justiça Social e Liderança pela AUSB, na Califórnia. É certificada em TESOL (ensino de inglês para falantes de outras línguas) pela UCSB na Califórnia. Fundou o grupo Lá vem a história! em Praga, na República Tcheca onde iniciou suas atividades com o PLH, criou e ampliou o acervo da língua portuguesa na biblioteca municipal de Praga (Městská knihovna Korunní), foi integrante da coordenação da Escolinha Portuguesa Praga, onde lecionou e colaborou com o Instituto Camões Praga em inúmeros eventos. Atualmente coordena eventos sobre PLH e a vida internacional em Baden-Baden e Karlsruhe na Alemanha.
|
Patricia da Paz Veldink é formanda em Letras pela Fundação Santo André, tendo atuado como professora de português como língua estrangeira desde 2008. Em 2016, ela iniciou o projeto Ciranda da leitura por meio do qual media leituras em português na biblioteca pública de Princeton, NJ e desenvolve aulas de português como língua de herança.
|
Regina Koscialkowski Chaurais é contadora por profissão e professora por paixão. Começou o percurso de ensino de PLH em 2015 com suas filhas e seus amigos e em 2018 trabalhou como professora de português no IBEC, em San Francisco. Fundou o BrasiKids, centro de aprendizagem de português, em San Jose, CA, após adentrar o campo de estudos sobre o ensino de línguas.
|